Aluno: Ana Fangueiro Silvestre
Resumo
Com o desenvolvimento do mundo empresarial os sistemas de controlo de gestão (SGC) desempenham um papel de cada vez maior importância na gestão da competitividade das empresas.
Neste contexto, as questões de investigação a que este estudo se propõe responder são totalmente direcionadas para a implementação de uma das ferramentas de controlo de gestão - os Preços de Transferência Interna (PTI). Para esse efeito foram realizadas entrevistas semiestruturadas a informantes chave dentro de uma empresa multinacional - a Xerox - com o intuito de determinar quais os critérios para a implementação dos PTI, detetar eventuais alterações realizadas ao longo do tempo e identificar se existiram ou não resistências à implementação desta ferramenta.
Os resultados indicam que esta ferramenta se aplica, em especial, por questões de obrigatoriedade fiscal e que as alterações introduzidas ao modelo resultaram da necessidade de simplificação dos processos internos da organização. Com a adaptação do modelo constata-se que foram efetivamente sentidas resistências que fazem despoletar uma perspetiva diferente sobre a utilidade dos PTI no que concerne a motivação da gestão de topo e a melhoria dos níveis de performance organizacionais.
Trabalho final de Mestrado