Search button

How can young audit firms survive and grow? Evidence for the Portuguese audit market

Aluno: TÂnia Margarida Da Costa Carvalho


Resumo
O presente estudo pretende analisar como é que os novos auditores conseguem sobreviver e competir, com as empresas já instaladas no mercado. Para esse efeito, o estudo dirigiu-se aos auditores em detrimento do método seguido em estudos anteriores em que se analisa a relevância dada pelos clientes a certas características do auditor. Baseado em dados obtidos através de inquérito junto de 28 novos auditores que estão a exercer a profissão, os resultados mostram que a confiança dos clientes e stakeholders, confidencialidade dos dados, honorários, relações com a administração da empresa e o network de contactos são fundamentais para que o auditor possa competir. Por outro lado, os resultados evidenciam que na maior parte das situações não existe uma estratégia definida pelos novos auditores. Esta situação poderá explicar em parte as dificuldades em competir no mercado. No entanto, os resultados sugerem alguma importância a indicadores relacionados com uma estratégia de diferenciação, nomeadamente, a capacidade de oferecer vários serviços e de procurar atingir alguma singularidade nos serviços prestados. Por último, os auditores que exercem a sua actividade através de uma firma de auditoria revelam que o crescimento da actividade está de acordo com as expectativas iniciais.


Trabalho final de Mestrado