Aluno: Christian JosÉ Vieira De Abreu
Resumo
Resumo
Este estudo tem como principal objectivo investigar se a presença do Estado na estrutura accionista tem impacto no custo da dívida das empresas.
Se por um lado, o Estado pode ter um efeito ?garantia? no financiamento das empresas públicas levando a uma redução do custo da dívida, o pior desempenho financeiro de algumas destas empresas pode levar a que o efeito seja o inverso, sendo o custo de financiamento das empresas públicas superior.
A partir de uma amostra de 200 empresas do sector dos transportes de passageiros na Europa no período de 2005 a 2012, analisou-se se as empresas públicas apresentam um custo de financiamento superior ou inferior ao das empresas privadas. Os resultados encontrados revelam que as empresas públicas do sector dos transportes apresentam um custo da dívida superior ao das empresas privadas. O mau desempenho financeiro destas empresas, assim como os maiores custos de agência podem justificar tal resultado. Mesmo no período de crise financeira, onde a garantia das empresas pode ter maior valor, as empresas públicas continuam a apresentar um custo da dívida superior. Encontrou-se ainda que no caso das empresas públicas mais alavancadas o custo do financiamento ainda é superior.
Os resultados apontam todos para os fundamentos do risco moral e da baixa performance das empresas públicas como factor de aumento do custo da dívida para as empresas públicas, independentemente do período económico e das dificuldades financeiras das empresas.
Trabalho final de Mestrado