Search button

Plano de Negócios do Pet Shop OdiPatas

Aluno: Susana MaÍsa Vicente Climas


Resumo
Nos dias de hoje, existe uma preocupação crescente por parte das pessoas com a saúde e bem-estar dos seus animais de estimação, considerando-os cada vez mais parte integrante das suas famílias. Por consequência é cada vez maior a procura por espaços que saibam tratar dos seus companheiros de uma forma especializada e apaixonada. Pretende-se por isso, com este trabalho final de mestrado, indagar a viabilidade económica e financeira da abertura de um espaço com vários serviços para os animais de companhia através da elaboração de um plano de negócios, pois para Chwolka e Raith (2011), um plano de negócios, permite ao empreendedor avaliar a oportunidade antes de tomar a decisão de entrar no mercado. A metodologia utilizada neste plano de negócios tem por base uma conjugação entre a metodologia Harvard (2007) e a de Kuratko (2009), pois assim abrange um maior número de aspetos essenciais para a análise deste projeto. Após a verificação de todas as áreas pilares para a abertura de um negócio, isto é, a envolvente ambiental, a concorrência, o plano de marketing, a gestão operacional e de pessoal, e o estudo de mercado com dados primários, através de um inquérito efetuado e com dados secundários recolhidos através de base de dados, foi possível elaborar um plano financeiro fiável para a tomada de decisão. A análise financeira ao projeto permitiu demonstrar que existe viabilidade para a execução do mesmo, sendo bastante atrativo para qualquer investidor.


Trabalho final de Mestrado