Aluno: Ana Andreia Caria De Oliveira
Resumo
A realidade económica que as empresas espelham para o mercado representa um factor predominante do seu sucesso. É, no entanto, necessário ter em consideração que muitas das vezes, no cumprimento das suas obrigações fiscais, a empresa tende a aproximar os seus resultados, contabilístico e fiscal, recorrendo a uma gestão fiscal ao invés de uma gestão contabilística.
Neste relatório recolhemos uma amostra de cinco PMEs e procurámos apurar se existe diferenças entre o resultado contabilístico e o resultado fiscal para os anos 2009 a 2011. Para tal, recolhemos os dados que são registados no Modelo 22 e tentámos apurar se as mesmas procuram a aproximar os resultados de modo a reduzir o valor do imposto a pagar.
Torna-se necessário apurar se esta aproximação do resultado contabilístico ao resultado fiscal tem implicações que possam constituir uma inadequada contabilização das operações realizadas no seio da empresa e uma distorção ao nível da publicação das Demonstrações Financeiras que a empresa é obrigada a apresentar.
Neste trabalho procura-se sintetizar as diferentes perspectivas tentando justificar a problemática da aproximação de ambos os resultados com base na legislação corrente e demonstrar quais as matérias que têm um impacto mais significativo para a diferenciação dos resultados.
Trabalho final de Mestrado