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A relação entre sistemas de incentivos, ciclo de vida e estratégia nas pequenas e médias empresas Portuguesas

Aluno: Carolina De Albuquerque Ribeiro Duque


Resumo
Apesar da importância que as pequenas e médias empresas (PMEs) têm na economia portuguesa, devido às especificidades únicas e à importância social e económica que estas apresentam, a investigação deste tipo de empresas tem sido escassa por parte da literatura da contabilidade de gestão. O presente estudo tem como foco analisar o peso dos incentivos de acordo com a estratégia adoptada pelas empresas e a fase do ciclo de vida em que as mesmas se encontram. Para a realização do estudo foram usados dados resultantes de um questionário realizado a uma amostra de 2634 PMEs portuguesas. Neste sentido, analisou-se individualmente o impacto das variáveis explicativas - ciclo de vida e estratégia, na utilização dos incentivos e posteriormente fez-se a análise conjunta das variáveis. Os resultados mostram que, quando as organizações empresariais implementam estratégias de diferenciação pelo custo, a utilização de sistemas de incentivos tendem a ser maior. Pelo contrário, o ciclo de vida está negativamente relacionado com a utilização de incentivos por parte das PMEs.


Trabalho final de Mestrado