Search button

A RELAÇÃO ENTRE MEDIDAS NÃO FINANCEIRAS E A PERFORMANCE DAS EMPRESAS: O CASO DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES E DOS CLIENTES

Aluno: Ana Margarida Silva Dias


Resumo
Este estudo analisa a relação entre medidas não financeiras e a performance financeira das empresas. Mais especificamente, tem como objetivos determinar se medidas não financeiras relacionadas com a satisfação dos clientes e com a satisfação dos colaboradores então associadas à rendibilidade das organizações. É ainda pretendido perceber se existe uma relação imediata ou se as medidas não financeiras em estudo têm um efeito positivo na rendibilidade apenas em períodos seguintes. O estudo é composto por uma amostra de 335 empresas portuguesas de diferentes sectores, para o período amostral de 2011 a 2014. A amostra inclui empresas que foram premiadas com a distinção de Superbrand e Melhor Empresa Para Trabalhar e empresas que não foram premiadas e que podem ser equiparadas às vencedoras. Os testes empíricos sugerem que não existe uma relação entre as medidas não financeiras relacionadas com os colaboradores e com os clientes com a rendibilidade no período corrente. No entanto, foi comprovada a relação entreas medidas não financeiras relacionadas com os colaboradores e com os clientes e a rendibilidade do período seguinte. Este resultado sugere que as medidas não financeiras relacionadas com os colaboradores e com os clientes são leading indicators da performance financeira das empresas.


Trabalho final de Mestrado