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A utilização de incentivos financeiros nas PMEs portuguesas

Aluno: Irina Calmic


Resumo
Apesar da importância das PMEs na economia portuguesa, tanto em termos de emprego como e do valor criado, a investigação deste tipo de empresas por parte da contabilidade de gestão tem sido escassa (Mitchell & Reid, 2000). Outros autores têm estudado a adopção de SCG (Barron et al 1996, 1999; Hellman & Puri 2002; Davila 2005; Davila & Foster 2007), mas nenhuma evidência foi recolhida acerca da utilização de incentivos financeiros nos contratos de remuneração dos gestores de PMEs. Este estudo contribui para a literatura, analisando i) os determinantes da utilização de incentivos financeiros, definidos como uma percentagem da remuneração total; ii) a relação entre a utilização das variáveis não financeiras e a performance; iii) a relação entre a utilização de incentivos e o desejo de os receber e iv) a relação entre a utilização de incentivos e a importância destes para os seus destinatários. Usando dados de questionários respondidos por 714 CEOs e CFOs de PMEs portuguesas, verificou-se que a percentagem de incentivos recebidos pelos gestores está positivamente associada ao desempenho dos mesmos e das próprias empresas, bem como ao número de SCG utilizados por estas. Foi também encontrada evidência de que existe uma relação positiva e significativa entre o nível de incentivos recebidos e tanto o peso desejado de incentivos como a importância atribuída a estes.


Trabalho final de Mestrado