Aluno: Diliana Pratas Nunes Gomes
Resumo
O trabalho desenvolvido tem como principal objetivo analisar a evolução do sector da Indústria Alimentar, tendo especial atenção aos efeitos da recente crise. A composição do sector é considerada crucial para o estabelecimento de comparações, nomeadamente quanto aos seus subsectores e a sua posição no total da economia.
A metodologia utilizada pode ser agregada em três níveis: numa primeira fase pretende-se estudar alguns indicadores das bases de dados do BP e do INE (dimensão, emprego, produtividade, entre outros); numa segunda fase será apresentado um estudo à estabilidade do Balanço e DR através de testes de hipóteses a uma amostra de empresas da base de dados Amadeus; por último serão apresentados dois modelos econométricos com o intuído de explicar a Rentabilidade do Ativo e a Produtividade.
As conclusões indicam que a Indústria Alimentar é composta maioritariamente por PME´s, sendo o CAE 107 (produtos de padaria) o que apresenta um maior peso, com cerca de 70% do número de empresas do sector.
Nos anos de 2008 e 2009 as empresas do sector, consideradas na amostra, foram mais afetadas pela crise. A Indústria Alimentar regista uma quebra superior ao total da economia nos indicadores de Produtividade e VAB, no ano de 2009.
Trabalho final de Mestrado