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A relevância dos níveis de divulgação de informação das empresas cotadas portuguesas

Aluno: PatrÍcia Daniela TremoÇo Afonso


Resumo
Este estudo pretende analisar se a informação contabilística que é divulgada nas notas anexas é, ou não, relevante para as empresas cotadas portuguesas. Para isso, foi construído um Índice de Divulgação, segundo Gaio & Mateus (2014), e foram utilizados os Modelos Simples do Preço (Ohlson, 1995) e do Retorno (Easton & Harris, 1991) e os Modelos Estendidos do Preço e do Retorno (Alfaraih & Ianezi, 2011) para analisar a relevância da informação divulgada. Os resultados sugerem que, em média, as empresas cotadas portuguesas divulgam cerca de 80% dos itens exigidos pela IAS 1, e que, por si só, o nível de divulgação não é relevante, ou seja, o mercado não valoriza se uma empresa divulga mais ou menos informação. No entanto, o nível de divulgação aumenta a relevância do Book Value per Share (BVPS), ou seja, empresas com um nível de divulgação mais elevada apresentam informação mais relevante em termos de BVPS.


Trabalho final de Mestrado