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Ensaio sobre a Gestão de Resultados e a Gestão de Impressões

Aluno: Pedro Almeida Neves Sampayo Ramos


Resumo
Esta investigação procura explorar a associação entre a Gestão de Resultados e a Gestão de Impressões. O estudo foi conduzido no contexto das empresas cotadas da União Europeia, entre 2012 e 2018, sobre uma amostra de 2.953 empresas. A prática de Gestão de Resultados foi medida através dos accruals discricionários, estimados pelo modelo de Jones (1991) modificado por Dechow et al. (1995) e Kothari et al. (2005), e a prática de Gestão de Impressões através da complexidade dos relatórios anuais foi medida pelo respetivo tamanho do ficheiro eletrónico. Os resultados mostram uma associação positiva e significativa entre a intensidade dos accruals discricionários e o tamanho do ficheiro eletrónico do relatório anual, ou seja, argumenta-se que os preparadores da informação procuram ofuscar as escolhas contabilísticas discricionárias tornando os relatórios anuais mais complexos. Mostra-se, ainda, que a prática de ofuscação é significativa quando praticada pelas Pequenas e Médias Empresas, embora as Grandes Empresas também apresentem tendência para tornar os seus relatórios anuais mais complexos à medida que gerem os resultados com maior intensidade.


Trabalho final de Mestrado