Aluno: Maria SalomÉ De Oliveira Alves Garcia Santos
Resumo
A economia portuguesa enfrenta uma profunda crise económica e financeira. Os setores da construção e do imobiliário são fundamentais para a dinamização do crescimento da economia e evidenciam elevada importância no que concerne aos níveis do emprego e do investimento. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto da crise de 2009 nos setores da construção e no setor imobiliário.
Com este objetivo, procedeu-se à análise de um conjunto de variáveis e indicadores económicos e financeiros no âmbito do setor da construção e do setor imobiliário. Com este procedimento pretendeu aferir-se o modo como estes setores foram afectados com a crise, avaliar se as repercussões da mesma foram sentidas de igual modo e no mesmo período temporal em ambos os setores, bem como permitir concluir acerca da existência, ou não, de um cenário menos gravoso no setor imobiliário.
Por fim, conclui-se que, devido às características da atividade da construção, o impacto da crise neste setor foi bastante mais penalizador que para o setor imobiliário e para a totalidade das atividades económicas. Pode aferir-se que este setor se encontra em contracção e com tendência continuada de diminuição da sua expressividade.
No que concerne ao setor imobiliário confirmou-se a existência de alguns indícios pontuais de ligeira retoma.
Trabalho final de Mestrado