Search button

Lean Management e serviços partilhados: Caso de estudo nos serviços de apoio da Força Aérea Portuguesa

Aluno: Raquel Alexandra Esteves Rosa


Resumo
Num ambiente de constantes cortes orçamentais impulsionados pela crise económico-financeira que Portugal atravessou, as organizações do setor público preocupam-se cada vez mais com a redução de custos. Os modelos de Serviços Partilhados e a metodologia lean management têm sido utilizados pelas organizações para reduzir custos, reduzir desperdícios, aumentar a satisfação dos trabalhadores e a qualidade dos serviços e por isso têm sido alvos de estudo da literatura. O presente estudo de caso consiste em analisar a implementação dos serviços partilhados e a aplicação da metodologia lean management nos serviços de apoio da Força Aérea, mais propriamente no Complexo de Sintra e percecionar em que medida é que estas reestruturações contribuem para a melhoria dos serviços. Para a recolha de dados foram utilizados vários métodos combinados, nomeadamente: observação direta, participação ativa, algumas técnicas de auditoria, questionário aos intervenientes e entrevistas exploratórias às chefias intermédias e de topo. A maioria dos respondentes ao questionário concorda que a metodologia lean management é aplicável e útil à área dos serviços e que devia ser estendida à restante Força Aérea.


Trabalho final de Mestrado