Aluno: Pedro Miguel Frango Taborda
Resumo
Nos últimos anos tem-se assistido a uma evolução nos tipos e formas de cometer fraude, sendo esta uma das principais preocupações que afeta o quotidiano de muitas organizações por todo o Mundo, inclusive o da Força Aérea Portuguesa.
Torna-se por isso de extrema importância investir em sistemas de auditoria eficazes como forma de prevenir e combater este problema, constituindo-se os auditores como os principais interessados na descoberta de novos meios que lhes permitam detetar incongruências, que podem ir desde fraude a erros, nas demonstrações financeiras das organizações onde prestam serviços.
Um desses meios, apesar de pouco conhecido e explorado em Portugal, é precisamente a análise digital baseada na Lei de Benford. Devido à sua utilidade, esta tem vindo a ser incorporada em muitos pacotes de software destinados a prestar auxílio em auditorias, uma vez que permite que sejam analisadas, de uma só vez, grandes quantidades de dados de forma simples e eficaz.
Este estudo pretende aferir acerca da utilidade desta ferramenta nas auditorias levadas a cabo na Força Aérea Portuguesa, através da sua aplicação a uma conta de gastos de 2016, tida como exemplo.
A Força Aérea Portuguesa, derivado da sua natureza, é obrigada a prestar contas a outras entidades. Desta maneira, procurou dar-se a conhecer uma nova ferramenta de auditoria que, a ser aplicada, se pode constituir como uma importante mais valia na melhoria do relato financeiro desta organização.
Trabalho final de Mestrado