Aluno: Andreia Maria De Gouveia Kakoo
Resumo
Este estudo analisa a qualidade da informação financeira em empresas cotadas portuguesas e espanholas com ligações políticas versus sem ligações políticas.
Para determinar o número de entidades com ligações políticas, foram analisados os Curriculum Vitae dos membros do conselho de administração presentes nos Relatórios de Governo das Sociedades.
As conclusões retiradas da análise foram: 8 empresas portuguesas com ligações políticas e 29 sem ligações, e 18 empresas espanholas com ligações políticas e 12 sem ligações.
Para avaliar a qualidade da informação, escolheu-se 6 métricas utilizadas em estudos anteriores relacionadas com a gestão de resultados e a relevância da informação.
De seguida, recolheu-se dos Relatórios e Contas anuais a maioria da informação necessária para as métricas (resultado líquido, total ativo, passivo, capital próprio, volume de negócios, fluxos de caixa das atividades operacionais e o número de ações).
Os resultados obtidos demonstram que não é possível confirmar uma associação entre uma qualidade de informação mais baixa e as ligações políticas de uma entidade.
Existem dois aspetos que podem estar a influenciar os resultados obtidos: o facto da dimensão da amostra ser reduzida, nomeadamente no número de entidades portuguesas com ligações políticas, e de o horizonte temporal não ser muito alargado.
Trabalho final de Mestrado