Aluno: Silvia Marina De Oliveira Rendas
Resumo
O trabalho realizado pretende analisar os impactos (i) da utilização dos Sistemas de Controlo de Gestão, (ii) da Estratégia implementada, (iii) da dimensão e (iv) da percepção dos clientes no desempenho financeiro de empresas de hotelaria portuguesas. Dentro do tecido empresarial Português, foram escolhidas as Pequenas e Médias Empresas pela sua importância para a economia portuguesa a nível de volume de negócios, a nível de empregabilidade e ainda a nível do número de empresas. O presente estudo teve como base a análise de dados retirados de um questionário realizado por investigadores do ISEG, dados financeiros das empresas e dados acerca da percepção dos clientes.
Os resultados do estudo indicam uma relação positiva entre a dimensão das empresas e a utilização dos Sistemas de Controlo de Gestão, tal como entre a periodicidade de utilização da categoria de Planeamento Financeiro e o desempenho das empresas. Concluiu-se ainda que a percepção que os clientes têm dos estabelecimentos hoteleiros influencia positivamente o valor de Vendas. Relativamente à Estratégia empresarial, o trabalho desenvolvido não revelou uma diferença significativa a nível do desempenho das empresas que adoptam uma estratégia ?Pura? ou que optam por implementar uma estratégia ?Mista?.
Trabalho final de Mestrado