Aluno: JoÃo Filipe Correia Barros
Resumo
Definir e executar uma estratégia de longo prazo é um dos grandes desafios de um gestor.
O Balanced Scorecard foi criado nos anos 90 do século passado, apresentando-se
primeiramente como uma ferramenta de avaliação de performance, mas hoje é utilizado
como um sistema de gestão estratégica.
O contexto atual de enorme globalização dos mercados e crescente competitividade entre
as empresas desperta cada vez mais os gestores para a importância dos ativos intangíveis
para atingir vantagens competitivas. A metodologia do BSC explica, através das relações
causa-efeito entre objetivos estratégicos, traduzidos em indicadores financeiros e não
financeiros, a forma como os ativos intangíveis podem potenciar os ativos tangíveis. Esta
combinação possibilita coordenar e alinhar a estratégia global da organização com as
tarefas do dia-a-dia.
O presente trabalho apresenta uma proposta de Balanced Scorecard para uma empresa da
indústria farmacêutica. A partir da missão, visão e valores da empresa são definidos
objetivos, indicadores e metas. Pretende-se que esta proposta de BSC seja implementada
e permita à empresa o acompanhamento da estratégia, a sua comunicação a todos os níveis
organizacionais, e a consequente monitorização dos resultados obtidos.
Trabalho final de Mestrado