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Evolução dos honorários de auditoria face à alteração do risco de negócio do cliente

Aluno: Helena Mafalda Estrabouxa CaÇador


Resumo
RESUMO O principal objectivo do presente estudo é testar a relação entre variações de risco de negócio, através análise de rácios, e a variação nos honorários dos auditores. A revisão de literatura sugere que o aumento de risco de negócio, está inevitavelmente associado a um maior esforço de auditoria. Consequentemente, espera-se que os honorários dos auditores variem positivamente com variações no perfil de risco das entidades auditadas, visto que os honorários dos auditores surgem como uma função do investimento em auditoria. Com base numa amostra de 71 empresas, os resultados do estudo sugerem que variações no ROI (medida de risco) e Total Assets (medida do tamanho do cliente) são estatisticamente significativas para a variação dos honorários dos auditores, com uma associação negativa e positiva respectivamente. As restantes variáveis consideradas no modelo proposto por Simunic (1980) e adaptadas por outros autores, não se mostraram relevantes. Foi analisado o efeito price cutting através da combinação das variáveis dummy Big_4 e Auditor_Change, constatando-se que a existência do mesmo nas situações de mudança de auditor dentro da mesma categoria de firma de auditoria, Big_4 ou Outras SROC não é estatisticamente significativa. Enquanto, os indicadores económico-financeiros das empresas tiveram alterações, os honorários de auditoria não se alteraram na maioria dos casos. Este facto é relevante atendendo que os honorários inadequados potenciam comportamentos disfuncionais nos auditores com consequências nefastas na qualidade de auditoria.


Trabalho final de Mestrado