Aluno: Raquel Maria Delgado Neves
Resumo
As orientações estratégicas são muitas vezes consideradas como um precursor da performance nas empresas. A identificação das estratégias que resultem numa performance superior é cada vez mais um desafio encarado pelas empresas que têm sido alvo de estudo (Chandler, 1960). As empresas podem ver nas atividades de exportação um meio para melhorar a performance global, diminuírem a dependência do mercado interno e se tornarem mais competitivas tanto internamente como nos mercados externos.
O presente estudo pretende investigar a relação entre a orientação para o mercado e a orientação para a inovação com a inovação do produto através da aprendizagem organizacional, averiguando também o impacto que terão na performance das exportações, quer a nível económico quer a nível estratégico.
O modelo conceptual proposto também avalia a influência de duas forças de mercado, nomeadamente, a turbulência tecnológica e a intensidade competitiva na inovação do produto.
Para testar o modelo conceptual foram utilizados dados correspondentes a 112 respostas a um questionário obtido através de empresas exportadoras portuguesas de manufatura.
Os resultados obtidos revelam uma influência positiva das orientações estratégicas na inovação do produto via a aprendizagem organizacional. A inovação do produto, por sua vez, contribui positivamente para a performance das exportações.
Trabalho final de Mestrado