Aluno: Raquel Mafra Rocha
Resumo
A indústria aérea tem se deparado com a crescente volatilidade que tem existido no mercado do petróleo, uma vez que afeta os seus custos, tendo o combustível um peso de cerca de 30% dos custos operacionais da indústria. Esta situação leva ao uso de várias estratégias de gestão do risco do combustível por parte das companhias aéreas, com o objetivo de redução dos custos do combustível e eliminação da volatilidade dos preços de mercado.
Face a situação atual nos mercados, este trabalho visa analisar os custos operacionais de duas companhias aéreas, a IAG e a Finnair. Tem o objetivo de estudar a evolução das receitas e dos custos que as organizações incorreram com as atuais estratégias de hedging do combustível e da taxa de câmbio para assim poder comparar os resultados obtidos pelas diferentes estratégias utilizadas e identificar qual das duas foi a mais eficiente.
Iniciamos o estudo através de uma análise da estatística descritiva dos custos e receitas operacionais de cada empresa, recorrendo a medidas standard da aviação. Posteriormente, recorremos a regressões lineares para estudar o impacto do preço do petróleo e como o câmbio interfere no custo unitário do combustível, utilizando variáveis de controlo nas regressões.
Trabalho final de Mestrado