Aluno: Rita SimÕes Gomes
Resumo
Os CTT ? Correios de Portugal, S.A, (CTT) são um grupo empresarial português, fundado em 1520, líder no negócio dos correios. A empresa foi alvo de privatização com início em 2013 e fim em 2014, tornando-se atualmente a única empresa Portuguesa com 100% do seu capital em ?free float? no PSI20. Os desafios para o futuro dos CTT passam por contrariar o efeito negativo das novas tecnologias no negócio dos correios, tirar partido da tendência de crescimento das encomendas de forma a ganhar participação no mercado e desenvolver o negócio do banco postal que integra o negócio dos serviços financeiros.
Este trabalho tem por o objetivo estimar o valor da ação e da empresa dos CTT à data de 31 de Dezembro de 2015. A avaliação foi realizada utilizando o Método dos Fluxos de Caixa Atualizados, especificamente o método do WACC e o Método dos Múltiplos. Estes métodos adequam-se a empresas com uma estrutura financeira constante, como é o caso dos CTT. Para analisar a robustez da avaliação, procedeu-se a uma análise de sensibilidade e de cenários.
De acordo com os pressupostos assentes, o valor da empresa é de 1.646.832 Euros, correspondendo a uma valor por ação de 10,40 Euros. Com esta avaliação concluímos que a 31 de Dezembro de 2015 a empresa estava subavaliada uma vez que a cotação de mercado era 8,85 Euros por ação. De acordo com a análise de sensibilidade, o valor da ação varia entre 9 e 11.
Trabalho final de Mestrado