Aluno: Ana Rute Costa De Barros
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a temática da tributação das transações financeiras, na sequência da proposta de Diretiva de introdução do imposto sobre as transações financeiras, o Financial Transaction Tax (FTT).
Para o efeito, foi desenvolvido o trabalho numa vertente descritiva recorrendo à análise documental, sendo antes realizada uma revisão da literatura para a compreensão e contextualização do tema, passando depois à análise do tema em concreto.
Assim sendo, numa primeira fase são descritos de forma breve, os principais acontecimentos históricos numa perspetiva evolutiva, sendo, de seguida, apresentado o FTT nos termos do preconizado na proposta de Diretiva.
Posteriormente, são retratados os modelos de tributação das transações financeiras atualmente adotados pelos Estados-Membros (EM) aderentes ao FTT, assim como do Reino Unido, enquanto um dos principais opositores à introdução do novo imposto.
A este respeito, concluiu-se não haver qualquer tipo de harmonização fiscal nesta área, mesmo ao nível dos quatro EM aderentes ao FTT nos quais vigora um imposto de natureza análoga ao FTT.
Trabalho final de Mestrado