Aluno: Bruno Miguel Gomes Pires
Resumo
Este estudo tem como objectivo identificar factores relacionados com o indivíduo e com a empresa que influenciem a atitude dos gestores perante o relato financeiro fraudulento. Para medir a atitude foi construído um questionário utilizando cenários que descrevem situações de relato financeiro fraudulento e foi pedido aos gestores que indicassem, através da escala de Likert de sete pontos, a sua concordância com afirmações referentes a esses cenários, tendo sido obtidas 509 respostas.
A principal teoria explicativa da ocorrência de situações de relato financeiro fraudulento é a teoria do triângulo da fraude. Esta teoria argumenta que para que ocorram situações de fraude é necessário que se combinem a oportunidade, a pressão e a atitude adequadas. A atitude é o lado do triângulo que se encontra menos desenvolvido e é essa lacuna que o presente estudo pretende colmatar.
Foram investigadas como possíveis factores explicativos da atitude perante o relato financeiro fraudulento as seguintes variáveis: o género, a idade, o nível de habilitação, a posse de habilitação académica na área contabilidade/gestão, o número de trabalhadores da empresa, tratar-se de uma empresa familiar e a pertença a um grupo económico. Através de uma regressão linear, constata-se que apenas a idade e a posse de habilitação académica na área da contabilidade/gestão parecem associadas, de forma negativa, a uma atitude mais favorável ao relato financeiro fraudulento.
Trabalho final de Mestrado