Aluno: Nina Margarida Cabrita Bento
Resumo
Nesta dissertação pretende-se identificar as principais características dos Fundos de Investimento Imobiliário (FII), das Sociedades de Investimento Imobiliário (SIIMO) e das Sociedades de Investimento em Património Imobiliário (SIPI), e estabelecer quais as suas vantagens e desvantagens.
Com este trabalho pretende-se verificar o que define cada tipo destes veículos de investimento, como estes estão enquadrados no mercado português e como poderão impulsionar o mercado imobiliário.
Nesse sentido foi efetuado um inquérito às Sociedades Gestoras de Fundos de Investimento Imobiliário acerca das vantagens e desvantagens dos FII, SIIMO e SIPI e do panorama dos mesmos a nível nacional e Espanhol.
É feita uma análise do cenário atual em Portugal, dos instrumentos existentes noutros países e identificação dos exemplos que podemos retirar de modo a alcançar o sucesso e o crescente investimento imobiliário que está a ocorrer em países como, por exemplo, em Espanha.
Os resultados sugerem que o desinteresse nos Organismos de Investimento Coletivo (OIC), como os FII e as SIIMO, prendem-se com a ausência de vantagens a nível fiscal associada a uma grande carga administrativa e burocrática, enquanto as SIPI são a esperança na dinamização do mercado imobiliário português, tal como acontece com o caso dos REIT?s noutros países.
Trabalho final de Mestrado