Aluno: Marta Filipa EncarnaÇÃo Belas Correia De Vasconcelos
Resumo
Em 2016, o International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) alterou o relatório do auditor, nomeadamente através da introdução de uma nova secção, onde passou a ser obrigatório para as auditorias a entidades de interesse público a comunicação das matérias relevantes de auditoria, em inglês, Key Audit Matters (KAM).
Nesse sentido, e tendo em conta que as provisões são uma área das demonstrações financeiras onde se utilizam estimativas contabilísticas e que por isso é necessário que os auditores tenham mais trabalho ao analisar, o principal objetivo deste estudo é a identificação dos fatores que podem influenciar os auditores a reconhecerem KAM relacionadas com provisões.
Para isso, utiliza-se uma amostra de 104 observações das entidades cotadas na bolsa de valores de Lisboa Euronext no final de 2016, 2017 e 2018.
No seguimento das hipóteses formuladas, os resultados deste estudo indicam que a probabilidade de os auditores reportarem KAM relacionadas com provisões é maior em entidades com o rácio entre o valor das provisões reconhecidas em balanço e o total do ativo no final dos períodos em análise maior, em empresas de maior dimensão e com mais rendibilidade. Esta probabilidade é menor em empresas onde são cobrados menos honorários de auditoria. Os resultados indicam ainda que os setores onde existe maior probabilidade de reporte de KAM são o industrial do petróleo, gás, carvão e de serviços relacionados, retalhista e da construção e aqueles onde a probabilidade é menor são o automóvel, eletrónica, financeiro, maquinaria e equipamentos, tipografia e editorial e os serviços.
Trabalho final de Mestrado