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A Divulgação de Sustentabilidade Empresarial e a Visibilidade nos Media: Evidência Empírica do Setor do Turismo

Aluno: Raquel Marques Faquinha


Resumo
O presente estudo tem como objetivo estudar, pela primeira vez, a relação existente entre o investimento em divulgação de sustentabilidade e o investimento em visibilidade nos media, bem como o impacto relativo de cada um destes investimentos na qualidade e na popularidade percebidas pelas organizações do setor do turismo. Assim, foram identificadas organizações presentes na Base de Dados de Divulgação de Sustentabilidade (BDDS) da Global Reporting Initiative (GRI) com atividade no setor do turismo, bem como organizações com propriedades hoteleiras classificadas como 2019 Star Awards Winners (2019SAW) pela Forbes Travel Guide (FTG), e presentes numa das vinte cidades mais visitadas no mundo em 2018. Como principais conclusões, destaca-se a confirmação da existência de uma relação concorrencial entre o investimento em divulgação de sustentabilidade e o investimento em visibilidade nos media. Os resultados mostram que as organizações optam pelo primeiro esperando uma melhoria no segundo. Inversamente, dada a escolha pelo investimento em visibilidade nos media, as organizações não sentem a necessidade de investir em divulgação de sustentabilidade. Para empresas com um nível de qualidade percebida superior, o investimento em divulgação de sustentabilidade não é uma condição causal. No que toca às empresas com um nível de popularidade percebida superior, estas continuam, na sua maioria, a resultar de um investimento em visibilidade nos media, excetuando na presença da combinação de investimento em divulgação de sustentabilidade feito por empresas cotadas.


Trabalho final de Mestrado