Aluno: Joana Prazeres Veiga Branco
Resumo
A partir de 2016, as normas internacionais de auditoria passaram a prever a possibilidade do auditor descrever no relatório de auditoria os assuntos que mereceram uma atenção especial na realização do seu trabalho através da secção das Matérias Relevantes (KAMs).
O objetivo do presente estudo consiste em verificar se determinadas circunstâncias influenciam a divulgação de KAMs por parte dos auditores. O presente estudo incidiu sobre uma amostra constituída por 39 seguradoras portuguesas e 31 seguradoras cotadas em bolsa na Europa. Através da informação recolhida, examinou-se o efeito do ramo da atividade, do peso das provisões técnicas, da complexidade do relato financeiro e da situação financeira perante a publicação de KAMs.
Os resultados do estudo não mostram evidência que os referidos fatores tenham tido influência na divulgação de KAMs nas empresas seguradoras nos anos de 2017 e 2018. No entanto, a dimensão e a rendibilidade, fatores já identificados previamente na literatura, mostraram relevância na explicação do comportamento das KAMs.
Trabalho final de Mestrado