Aluno: Dina Filipa Alves Vicente
Resumo
O presente estudo pretende analisar a ética fiscal nos diferentes grupos socioprofissionais. No último ano veio a público o mais recente escândalo mundial de evasão fiscal designado por ?Panamá Papers?, que envolveu cerca de 215 mil entidades offshore ligadas a cerca de 200 países. O estudo da ética fiscal nos diferentes grupos socioprofissionais torna-se relevante para identificar as motivações dos contribuintes que levam a evasão fiscal.
Por forma a analisar esta questão, foi efetuado um questionário sobre temas como ética fiscal, moral tributária, evasão fiscal e cumprimento fiscal. A amostra incidiu sobre 143 inquiridos de várias áreas de profissionais como professores universitários, consultores da área financeira, professores de filosofia e profissionais da área da banca. Os resultados obtidos indicam a existência de um nível elevado de ética fiscal nos diferentes grupos socioprofissionais. Ao analisar as variáveis independentes (sexo, idade e religião) através de um modelo de regressão linear, verificou-se que estas são pouco expressivas. Foram também analisadas as variáveis de forma independente e contrariamente a literatura estas não indicavam distinção significante de níveis de ética fiscal entre os géneros, os mais velhos e os mais novos e entre os religiosos e os ateus.
De forma a completar o estudo da ética fiscal, seria importante alargar este estudo aos profissionais ligados à área de Direito, dado que o escândalo fiscal ?Panamá papers? foi descoberto através de uma sociedade de advogados.
Trabalho final de Mestrado