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Divulgação de medidas anti-corrupção e o crescimento das empresas

Aluno: Rodrigo Mariz Pinheiro Cabral


Resumo
Desde os escândalos corporativos ocorridos na primeira década do século XXI, tem-se vindo a verificar um aumento da preocupação da sociedade com o tema da corrupção. Nesse sentido e dado que a corrupção acarreta múltiplas consequências negativas, quer económicas quer sociais, as empresas têm procurado combatê-la com base em diversas táticas, nomeadamente através da divulgação das medidas encetadas para a debelar. Assim sendo, nesta investigação procurou-se analisar a relação entre o nível de divulgação de medidas anticorrupção e o crescimento das empresas pertencentes aos índices bolsistas de Portugal, Espanha e Alemanha para o período de 2017 e 2018. Para tal, utilizou-se uma adaptação do questionário da Transparency International a fim de medir o nível de divulgação de medidas anticorrupção por parte daquelas entidades. Os resultados deste estudo, os quais foram controlados para evitar problemas de endogeneidade, sugerem que quanto maior é o nível de divulgação de medidas anticorrupção menor é o crescimento das empresas, impacto esse que é idêntico em 2017 e 2018. Este artigo contribui para a investigação nesta área visto que proporciona evidências que permitem avaliar o nível de divulgação de medidas anticorrupção e em que medida essas divulgações estão relacionadas com o crescimento das empresas. Esta pesquisa tem interesse para diversos stakeholders, tais como os órgãos governamentais, as instituições que lutam contra a corrupção, os investidores e os pesquisadores académicos.


Trabalho final de Mestrado