Search button

Divulgação de perdas por imparidade: o caso das empresas cotadas portuguesas

Aluno: Carlota Isabel Barata Barreto


Resumo
Este estudo tem como principal objetivo analisar o reconhecimento e a divulgação das perdas por imparidade nas empresas portuguesas cotadas na bolsa de valores de Lisboa em dois períodos distintos: os anos de 2008-2009 correspondem ao período anterior à crise e os anos 2014-2015, correspondem aos anos posteriores à crise. Neste estudo são analisadas as perdas por imparidade de 33 empresas cotadas na Euronext Lisboa nestes mesmos dois períodos. No período antes da crise, os resultados revelaram que não há diferenças significativas entre o número de empresas que divulgaram as perdas por imparidade e daquelas que não o divulgaram. Mas em relação ao período depois da crise, verificou-se um aumento do número de empresas que passaram a divulgar esta informação, concretamente nos setores ?Bens de Consumo?, ?Serviços de Consumo? e ?Petróleo e Energia?. Considera-se que este estudo vem contribuir para a investigação na temática do reconhecimento e relevância das perdas por imparidade destes ativos, sendo útil no que concerne à análise de fatores explicativos das opções das entidades na realidade portuguesa. Assim como, contribuir para a consciencialização dos responsáveis pela contabilidade das organizações sobre a importância da divulgação de perdas por imparidade de acordo com as normas internacionalmente adotadas, que contribuem para uma tomada de decisão mais sustentada por parte dos utilizadores da informação financeira.


Trabalho final de Mestrado