Aluno: SÍlvia Dida Jeremias Tchamo
Resumo
A eficiência aeroportuária tem sido uma temática bastante discutida nos últimos anos devido a sua grande importância como indicador de desempenho. Existe uma grande diversidade de pesquisas nesta área, relativamente aos aeroportos de vários cantos do mundo, recorrendo ao uso de uma infinidade de metodologias. No entanto, no continente africano, a literatura nesta área se afigura ainda bastante incipiente. Sobre a eficiência aeroportuária em Moçambique existe apenas um estudo publicado em junho do presente ano.
A presente pesquisa avalia a eficiência dos aeroportos de Moçambique no período de 2004 a 2010 com recurso a metodologia Data Envelopment Analysis. Os objectivos do trabalho circunscrevem-se em a) descrever e analisar a performance aeroportuária dos aeroportos moçambicanos através de índices de eficiência do modelo CCR e BCC obtidos pelo DEA e b) avaliar quais factores podem explicar os índices de eficiência CCR encontrados no primeiro objectivo, por meio de uma regressão Tobit com bootstrapping. Os factores em análise compreenderam: o PIB percapita, o turismo, a % de tráfego internacional, a característica hub/spoke e a localização do aeroporto.
Os resultados do estudo apontaram para uma eficiência relativa elevada em seis dos dez aeroportos estudados. Concluiu-se ainda, que o turismo e a % de tráfego internacional são factores com influência estatisticamente significativa e positiva na eficiência dos aeroportos moçambicanos.
Trabalho final de Mestrado