Aluno: Vasco Manuel Dias Pinto JordÃo
Resumo
O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). O mesmo tem como propósito analisar a viabilidade económico-financeira do investimento em painéis solares para o mercado de Alvalade, cujo sistema de produção de energia fotovoltaica foi instalado em fevereiro de 2022.
O investimento realizado pela Junta de Freguesia de Alvalade (JFA) tem como objetivo apoiar a descarbonização da eletricidade. Por ser turno, este projeto favorece o cumprimento de metas internacionais, como o Sustainable Development Goal 7 (SDG 7) criado pela Organização das Nações Unidas, e nacionais, como as estabelecidas no Plano Nacional de Energia e Clima de 2030 (PNEC 2030), pelo Governo Português.
Numa primeira instância, foi necessário efetuar um enquadramento da tecnologia fotovoltaica e contextualizar a mesma no atual ambiente económico, social, cultural, legal e político. Tais ambientes, à data de realização deste trabalho, encontram-se afetados pelos efeitos da Covid-19 e ainda pelos efeitos da Guerra na Ucrânia.
Para efetuar a análise financeira foram utilizados diversos dados, obtidos através da JFA e de entidades envolvidas na comercialização de serviços relativos a sistemas de produção de energia fotovoltaica (SPEF). Elementos como as faturas de consumo de eletricidade e o contrato de aquisição do SPEF foram o ponto de partida para a elaboração da análise financeira do investimento.
Os resultados previsionais obtidos são bastante positivos em qualquer um dos cenários de vida útil e de inflação estabelecidos. Em todos os cenários, o projeto apresenta um Valor Acrescentado Líquido (VAL) positivo e uma Taxa Interna de Rendibilidade (TIR) superior à taxa de atualização. O investimento apresenta ainda um Período de Recuperação do Investimento (PRI) de 3.75 anos, o Levelized Cost of Energy (LCOE) é de 0.0372€/kWh nos cenários de 25 anos de vida útil, enqanto que nos cenários a 15 anos é de 0.0500€/kW. Esta unidade de produção de energia apresenta um Capcity Factor de 15%.
Trabalho final de Mestrado