Aluno: Leonor De Albuquerque Ribeiro Duque
Resumo
A diversidade de género nos conselhos de administração tem recebido uma atenção crescente nos últimos anos, devido aos inúmeros benefícios associados às características das mulheres (Baker et al., 2020). Vários países em todo o mundo têm iniciado a implementação de quotas de género como medida para mitigar os elevados níveis de desigualdade observados em cargos de liderança. Para além da mera questão de equidade, as mulheres têm muito a contribuir nos conselhos de administração, ao fornecerem perspetivas diversas (Konrad et al., 2008) e demonstrarem competências de monitorização de gestão mais eficazes.
Neste contexto, o objetivo deste Trabalho Final de Mestrado é analisar a relação entre a presença de mulheres nos conselhos de administração e a gestão de resultados, numa perspetiva global, através de uma Revisão Sistemática de Literatura. Após a definição do processo metodológico, procedeu-se à recolha de 116 artigos científicos na base de dados Web Of Science. Posteriormente, foi realizada uma análise e discussão dos resultados, incidindo na amostra final de 26 artigos que preenchem todos os critérios estabelecidos.
O presente estudo permite concluir que a presença de mulheres com experiência financeira nos conselhos de administração está associada a uma melhoria na qualidade dos resultados. Além disso, foi observada uma disparidade entre os países desenvolvidos e os países com economias emergentes, estes últimos ainda com baixa representação feminina nos seus conselhos de administração, em grande parte devido às profundas às crenças culturais muito enraizadas nessas regiões. Apesar dos avanços registados, é essencial prosseguir com os esforços para alcançar a igualdade de género nos conselhos de administração das empresas e dar seguimento à investigação sobre os benefícios da implementação de quotas na mitigação da gestão de resultados.
Trabalho final de Mestrado