Aluno: JoÃo Afonso Ferreira Roque
Resumo
Com o avanço tecnológico e com a crescente complexidade da atividade empresarial, a auditoria tem vindo a situar-se como um instrumento essencial para o bom funcionamento da economia mundial, visto que, confere um nível aceitável de fiabilidade aos relatórios financeiros, de forma aos seus utilizadores tomarem decisões informadas com base em informação credível. Para isto, as firmas de auditoria necessitam de ter capital humano e uma envolvência organizacional adequada, para conseguirem desempenhar um trabalho de auditoria com qualidade.
O presente estudo tem como objetivo analisar a influência do suporte organizacional e do compromisso organizacional na performance dos auditores. Além disto, iremos investigar se a relação referida é moderada pela experiência profissional, e por o auditor desempenhar funções numa firma de auditoria pertencente ao grupo Big-4. A estratégia de investigação foi o inquérito, onde as respostas foram recolhidas através de um questionário eletrónico. Para analisar os dados, foi utilizado o método Partial Least Squares – Structural Equation Model com uma amostra de 113 auditores.
Os resultados indicam que existe uma relação positiva, mas não significativa, quer do suporte organizacional, quer do compromisso organizacional com a performance dos auditores. Adicionalmente, verificámos que a experiência profissional e o auditor pertencer a uma firma de auditoria do grupo Big-4, não modera as relações entre as variáveis independentes e a variável dependente.
Trabalho final de Mestrado