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Acesso à educação para a igualdade de género: o projeto da empresa Mozambikes

Aluno: Joana SÍlvia Neto Cerqueira Bastos


Resumo
A presente dissertação reconhece a desigualdade de género como um desafio global persistente e destaca o contexto de Moçambique como o ponto central da investigação. A estrutura do trabalho é delineada por capítulos-chave que abordam o quadro político e normativo em Moçambique, as barreiras à igualdade de género, com foco no acesso à educação. O principal objetivo do estudo passa por verificar o impacto do uso da bicicleta no acesso à educação por parte das alunas moçambicanas. Com o intuito de responder a esta questão, foram conduzidas entrevistas a alunas que rececionaram uma bicicleta por parte da empresa Mozambikes, tendo procedido à respetiva análise de conteúdo. Este estudo tem o potencial para contribuir para a compreensão das implicações no acesso à educação para uma maior igualdade de género em Moçambique, especificamente através do uso da bicicleta. As entrevistas realizadas às alunas apresentam dados valiosos sobre os efeitos tangíveis do projeto nas suas vidas e nas oportunidades educacionais.


Trabalho final de Mestrado