Aluno: Maria Beatriz Carreiras De Jesus
Resumo
A presente investigação teve como principal objetivo analisar as condições laborais dos trabalhadores imigrantes no setor dos cuidados institucionais prestados a idosos em Portugal, realizando uma análise comparativa com os trabalhadores de nacionalidade portuguesa.
Em primeiro lugar foram apresentadas as perspetivas e estudos académicos sobre o tema a nível global, para retratar o setor dos cuidados. Foram mencionados a Cadeia Global de Cuidados e o setor, tanto doméstico como institucional, formal e informal, a nível internacional. Foi descrito ainda o setor dos cuidados em Portugal, com especial enfoque no setor institucional de cuidados a idosos.
A segunda parte da análise baseou-se nos dados dos Quadros de Pessoal do ano de 2019, disponibilizados pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e, de forma complementar, em algumas entrevistas sobre o tema. O objetivo foi compreender as condições laborais onde os trabalhadores do setor se inserem, mencionando as principais caraterísticas sociodemográficas dos trabalhadores e as principais diferenças ou semelhanças entre trabalhadores nacionais e estrangeiros, em particular das quatro principais nacionalidades estrangeiras.
A presente investigação demonstrou a precariedade presente a nível global no setor, procurando responder à questão: estarão as condições laborais mais precárias associadas ao facto de se ser estrangeiro ou será um problema de todos os profissionais do setor independentemente da nacionalidade? Os principais resultados indicam que as condições laborais desfavoráveis existem para todos os trabalhadores do setor. Ainda assim, os profissionais estrangeiros parecem ser ainda mais afetados pela precariedade do que os restantes.
Trabalho final de Mestrado