Aluno: Mariana Isabel Serrano Costa
Resumo
Existe uma urgência em resolver os impactos negativos da fast fashion, mas as razões que levaram ao grande sucesso da indústria têxtil e as externalidades positivas que esta apresenta fazem com que seja difícil agir sobre estes. Uma destas externalidades positivas, a que aqui será abordada, são os processos criativos. Estes dizem respeito à criação de novas tendências que vão de encontro com os desejos de expressão e de realização dos consumidores e traduzem-se em novos tipos de emprego dentro da indústria da moda. Assim, é feita uma análise sobre os hábitos de consumo, os desejos, as vontades e as ações dos consumidores para perceber até que ponto estes estão dispostos a aceitar mudar os seus hábitos de consumo; e sobre a H&M, para perceber até que ponto uma grande empresa de fast fashion consegue ser sustentável, ter impactos positivos e quais são as limitações existentes. O objetivo final é descobrir se é possível conciliar os processos criativos da indústria têxtil – que geram fluxos constantes de criatividade, que criam emprego e sensações de bem-estar nos consumidores – com o desenvolvimento sustentável – que é urgente agir sobre devido aos inúmeros e problemas ambientais e sociais existentes nesta.
Trabalho final de Mestrado