Aluno: Margarida Isabel Fialho Carneiro Barradas FalcÃo
Resumo
No mundo atual em que vivemos, onde a população cada vez mais está concentrada nas cidades, é imperativo que se pense sobre a qualidade de vida nas mesmas e o impacto que estas têm para as pessoas e em especial para o meio-ambiente.
As cidades e comunidades sustentáveis tornaram-se o foco da comunidade internacional quando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU foram apresentados ao Mundo em 2015. Desta forma, e face à presente realidade do desequilíbrio na distribuição de população que existe mundialmente em cada país, surgem as cidades médias como foco desta dissertação.
Elaborou-se uma revisão teórica sobre o conceito de cidade média e evolução do conceito, conectando ao conceito de cidade sustentável. Demonstra-se a conexão do impacto da Covid-19 na perspetiva sobre a vida insustentável nas grandes cidades, assim como se demonstrou uma visão otimista sobre as cidades de pequena e média dimensão.
Procurou-se, então, demonstrar de que forma as cidades médias constituem uma das chaves do desenvolvimento sustentável na esfera urbana, regional e cultural, aplicado ao caso de estudo de Portugal, de forma a refletir sobre os problemas atuais do país e as respetivas soluções.
Trabalho final de Mestrado