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AS ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO (ONGDS) E A INTEGRAÇÃO DE ESTUDANTES DOS PALOP NO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS: O CASO DA SER MAIS VALIA

Aluno: PatrÍcia Alexandra Henrique SÃo JosÉ


Resumo
Todos os anos, as universidades e os politécnicos portugueses recebem inúmeros estudantes internacionais, apresentando, Portugal, uma população estudantil progressivamente mais heterogénea do ponto de vista étnico, cultural e linguístico. Assim, os acordos de cooperação entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) afiguram-se como sendo de extrema relevância, já que facilitam o acesso ao ensino superior (ES) a estes cidadãos. No âmbito dos acordos existentes, conclui-se que é, ainda, imperativo continuar a criar estratégias e mecanismos de apoio que facilitem a adaptação de estudantes estrangeiros, particularmente originários dos PALOP, a Portugal. Partindo da realização de um estágio na organização não-governamental para o desenvolvimento (ONGD) Ser Mais Valia (SMV), o presente relatório, para além de descrever as atividades realizadas no decurso do mesmo, estuda a integração social, cultural e académica de estudantes provenientes dos PALOP no ES português e relaciona esta temática com a educação inclusiva proposta na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.


Trabalho final de Mestrado