Aluno: PatrÍcia Alexandra Henrique SÃo JosÉ
Resumo
Todos os anos, as universidades e os politécnicos portugueses recebem inúmeros
estudantes internacionais, apresentando, Portugal, uma população estudantil progressivamente
mais heterogénea do ponto de vista étnico, cultural e linguístico. Assim, os acordos de
cooperação entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) afiguram-se
como sendo de extrema relevância, já que facilitam o acesso ao ensino superior (ES) a estes
cidadãos. No âmbito dos acordos existentes, conclui-se que é, ainda, imperativo continuar a
criar estratégias e mecanismos de apoio que facilitem a adaptação de estudantes estrangeiros,
particularmente originários dos PALOP, a Portugal.
Partindo da realização de um estágio na organização não-governamental para o
desenvolvimento (ONGD) Ser Mais Valia (SMV), o presente relatório, para além de
descrever as atividades realizadas no decurso do mesmo, estuda a integração social, cultural e
académica de estudantes provenientes dos PALOP no ES português e relaciona esta temática
com a educação inclusiva proposta na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Trabalho final de Mestrado