Aluno: Phillip Griebeler Sgrillo
Resumo
Durante as últimas quatro décadas, as preocupações climáticas e com o desenvolvimento sustentável tiveram grande emergência no contexto internacional e culminaram na criação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em 2015.
A criação de Iniciativas para a integração destes objetivos, permitiu a abrangência de setores da economia previamente pouco engajados nestas pautas, caso do setor financeiro. A partir da integração dos princípios ESG (Environmental, Social and Governance) nas estruturas da iniciativa privada, o cumprimento dos ODS e demais acordos internacionais impulsionaram uma mudança significativa no modelo de investimento de capital privado.
Esta mudança proporcionou o aumento da cooperação entre o setor publico e o setor privado, culminando na criação de ferramentas para a implementação de princípios sustentáveis no setor financeiro e adesão a iniciativas de impacto na busca do cumprimento dos ODS.
Esta dissertação busca analisar como a intersecção e sinergia entre estes setores pode contribuir para os ODS e para uma construção de imagem positiva e mudança de impacto na estrutura do setor financeiro.
Trabalho final de Mestrado