Aluno: Rodrigo GonÇalves Ferreira Do Amaral
Resumo
A cooperação internacional para o desenvolvimento enfrenta, atualmente, uma mudança de paradigma influenciada pela emergência de novos doadores que se diferenciam dos padrões adotados pelos doadores tradicionais.
Através de uma abordagem comparativa, esta dissertação tem como objetivo expor e analisar as estratégias da União Europeia e da China em África, com ênfase no apoio dado ao desenvolvimento industrial da Etiópia desde 2010. Para além do debate em torno da Cooperação Sul-Sul, pretende-se apresentar as oportunidades para a cooperação complementar entre a União Europeia e a China em África.
Assim, analisando a estratégia adotada pela Etiópia no processo de industrialização em curso - em particular na especialização da indústria manufatureira e na implementação de parques industriais, pretende-se demonstrar os esforços realizados por este país no desenvolvimento de infraestruturas, no acesso aos mercados externos e na atração de investimento, bem como compreender o apoio da União Europeia e da China no desenvolvimento da Etiópia.
Trabalho final de Mestrado