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Título: Otimização do Processo de Vendas - Estudo de Caso no Clube INTERPASS

Aluno: Rita De Sousa Botinas Duarte Madeira


Resumo
Todas as semanas, a empresa CIF, através de roadshows realizados em Portugal, envia as suas equipas de vendas com o intuito de vender o seu produto. Este trabalho pretende então otimizar o processo de atribuição das várias equipas envolvidas nas sessões de vendas que se realizam em salas de hotéis nos vários concelhos do País. Para tal, recolheram-se os dados da população Portuguesa por concelho e, numa primeira fase, examina-se a distribuição geográfica dos atuais sócios para se avaliar e se determinar os concelhos que terão maior potencial para angariação de novos sócios. Tendo em conta os concelhos anteriormente visitados, calcula-se a eficácia das equipas de telemarketing e de vendas e os custos inerentes às deslocações e estadias dos mesmos. Como a oferta é limitada pelo número de semanas disponíveis de trabalho das equipas, determina-se a procura das reuniões por concelho e por ano. Por fim, alocam-se as reuniões em forma de roadshow às equipas num ano de modo a maximizar a margem da empresa e maximizar o número de UPs A. O problema de alocação de reuniões às equipas é modelizado em programação linear inteira multiobjectivo. Para encontrar soluções para o problema, obtêm-se os dois pontos lexicográficos, pontos não dominados que correspondem a soluções eficientes do modelo multiobjectivo e, de forma a encontrar outras soluções, reformula-se o referido modelo multiobjectivo em programação por metas atribuindo diferentes pesos aos objetivos. Estas soluções são encontradas através do software Premium Solver Pro e representam diferentes planos de roadshows em Portugal continental.


Trabalho final de Mestrado