Search button

O impacto da comunicação social na tomada de decisão da compra e venda de acções

Aluno: Bruno Miguel Aleixo Tinoco


Resumo
Com a realização deste estudo procurou-se aferir a influência da comunicação social na tomada de decisão no momento de comprar e vender acções, determinando quais as notícias que mais influenciaram a tomada de decisão. O estudo ao índice PSI 20. Os dados que permitiram a realização do estudo foram recolhidos no período de 15-12-2008 a 16-05-2011 tendo sido consideradas todas as notícias presentes na primeira página do Jornal de Negócios e Diário Económico e as cotações de fecho em bolsa dos títulos da EDP, ALTRI SGPS e BES, empresas estas que se encontram ambas cotadas no índice PSI 20. A análise foi iniciada com a categorização das notícias recolhidas, através do software IBM SPSS Modeler. Após a conclusão deste processo e tendo em conta a possível relação existente entre algumas das categorias, foi utilizada a análise das componentes principais, tendo sido obtidos componentes formados por duas ou mais categorias, que na prática podem ser vistas como temas de notícias publicadas nos referidos jornais. Por fim e com o intuito de aferir a relação existente entre as componentes obtidas e as decisões dos investidores, os dados existentes foram analisados através de uma regressão linear múltipla, utilizando para o efeito o software IBM SPSS Statistics, que permitiu constatar que a decisão de compra e venda de acções é influenciada por notícias relacionadas com a crise actual, por negócios inerentes à compra ou venda de uma percentagem considerável de participações de empresas nacionais e por casos de crime e corrupção mediáticos em Portugal.


Trabalho final de Mestrado