Aluno: Ricardo Vasques Moreno Marques
Resumo
Esta tese examina o efeito da saúde sobre os salários, utilizando um conjunto de dados longitudinais provenientes do British Household Panel Survey. Uma estimativa credível para este efeito só pode ser obtida após ter em conta a potencial endogeniedade do regressor que representa o estado de saúde.
Desta forma, com o intuito de encontrar uma estimativa segura para o efeito da saúde sobre salário, um modelo linear relacionando estas duas variáveis foi posto em pratica. Neste, o salário será a nossa variável dependente e o estado de saúde um dos regressores independentes.
O erro da regressão do modelo não é observável, e assim sendo irá conter todas as variáveis que não estão incluídas no modelo como regressores. No presente caso, este erro irá incluir indicadores não observáveis que estão relacionados com o estilo de vida dos indivíduos. Como o estilo de vida de cada individuo estará também provavelmente relacionado com o salário, esta pesquisa depara-se com o problema das variáveis omitidas.
Deste modo, podemos concluir que a variável que representa o estado de saúde será possivelmente endógena no nosso modelo. Devido a esta endogeneidade, vários estimadores conhecidos são inúteis e as estimativas obtidas por estes estimadores apenas levarão a conclusões incorrectas.
Assim, de modo a lidar com este problema de endogeneidade, estimadores provenientes dos Dados de Painel são introduzidos. Estes, estarão muito mais propensos a obter resultados de confiança.
Trabalho final de Mestrado