Aluno: Carina Filipa Quintino Mota Grilo
Resumo
O presente trabalho final de mestrado é apresentado sob a forma de trabalho de projeto, em que se aplicam métodos e conhecimentos de Investigação Operacional e Computação, adquiridos ao longo do curso, à resolução de um problema real com que se deparou uma instituição de solidariedade social, a Pressley Ridge.
Este problema que a instituição designa de ?projeto Marias? consiste em promover o encontro entre os pedidos de clientes que procuram quem lhes faça determinados serviços domésticos e as funcionárias da instituição com formação para prestar os serviços procurados.
Para conciliar os pedidos com as disponibilidades das funcionárias é preciso fazer a afetação de funcionárias a clientes, respeitando um conjunto de condições impostas por ambas as partes.
Neste trabalho propõe-se um modelo de programação linear binária para descrever matematicamente o problema. Este modelo tem por base o problema de afetação clássico, no qual se incorporam restrições adicionais. Foram desenvolvidas duas heurísticas, uma construtiva e uma melhorativa para resolver o problema nos casos em que a dimensão não permite a resolução pelo Solver Premium Pro (Premium Solver Pro, 2006-2013), um suplemento do Excel.
Quer as heurísticas, quer os procedimentos de tratamento dos ficheiros de dados e de apresentação de resultados foram programados em Visual Basic.
Para comparar os diferentes métodos de resolução é realizada experiência computacional considerando um conjunto de instâncias de teste. São apresentadas conclusões acerca da qualidade das heurísticas e do desempenho do Solver Premium do Excel.
Trabalho final de Mestrado