Aluno: Ivanna Mandzyuk
Resumo
Um dos problemas que surge dentro do bloco operatório é o agendamento de cirurgias eletivas, ou seja, as cirurgias cuja realização tenha data previamente marcada. Na maioria dos hospitais portugueses, esta continua ainda a ser uma tarefa manual, difícil, e que exige muito tempo ao planeador cirúrgico.
Este trabalho desenvolve uma ferramenta informática que permite apoiar o planeador cirúrgico, nas suas decisões, ao nível do agendamento dos casos cirúrgicos. Esta ferramenta permite, ao planeador cirúrgico, visualizar soluções obtidas através de procedimentos heurísticos ou métodos exatos, utilizados para otimizar o planeamento de cirurgias eletivas, e que foram anteriormente desenvolvidos.
O programa informático foi desenvolvido em Microsoft Excel, utilizando uma linguagem de programação em Visual Basic for Applications.
Esta ferramenta apresenta uma visualização intuitiva do horário do bloco operatório, permitindo segmentá-lo por prioridade cirúrgica, especialidade cirúrgica ou por cirurgião. Permite ainda realizar trocas de cirurgias agendadas e responder adequadamente a ocorrências inesperadas (ao nível do planeamento cirúrgico), validando automaticamente o novo plano, de acordo com as restrições relevantes nos recursos hospitalares.
Informação visual e relatórios quantitativos estão facilmente disponíveis para o planeador cirúrgico, bem como para os profissionais clínicos e administradores hospitalares. A ferramenta desenvolvida não só facilita o processo de agendamento, mas também contribui para melhorar o controlo interno do hospital no que se refere ao bloco operatório. Trata-se de um programa para os hospitais, de fácil utilização (user-friendly), que não requer encargos adicionais com licenças de produtos e cuja necessidade de formação é mínima.
Trabalho final de Mestrado