Aluno: Patricia Paixao Casqueiro De Sampaio
Resumo
A retenção do cliente é uma das principais preocupações das empresas pois garante uma rendibilidade e um desenvolvimento sustentado. Para isso, é necessário as instituições apostarem em melhorar a satisfação dos clientes pois tem sido apresentada evidência da sua ligação com a lealdade e a retenção do cliente. Contudo, os resultados sobre a relação existente entre estes conceitos têm sido diversos em termos de variáveis moderadoras que influenciam a relação.
Nesta dissertação, investiga-se a existência do efeito do género, do rendimento, da idade, do envolvimento e da duração da relação como variáveis moderadoras da relação entre a satisfação e a lealdade do cliente, com base em dados recolhidos junto de clientes de um cartão de crédito. Constata-se que as variáveis moderadoras significativas são diferentes conforme a medida de lealdade utilizada. Caso se use as intenções de recompra, verifica-se que o género e a idade do cliente têm um efeito positivo na relação, contudo se medirmos o comportamento efectivo através do número de transacções realizadas pelo cliente do cartão de crédito, a duração da relação é aquela que se torna significativa.
Trabalho final de Mestrado