Aluno: Jose Antonio Velhuco Ciriaco Guerreiro Silvestre
Resumo
A presente dissertação insere-se na temática da mudança de liderança dentro de uma organização. Em particular é analisado o impacto sobre o desempenho de uma equipa de futebol de uma alteração de treinador a meio de uma época desportiva, fenómeno designado no jargão desportivo por ?Chicotada Psicológica?. Para tal foram testados modelos econométricos que permitiram explicar o desempenho de uma equipa de futebol, expressa em relação aos pontos conquistados por jogo e à diferença entre golos marcados e sofridos num jogo, verificando a possível existência de diferenciais de desempenho pré e pós mudança de treinador, uma vez isolados os efeitos de outras variáveis de influência.
De igual modo, estudam-se os factores que influenciam a probabilidade de ocorrer um despedimento de um treinador, recorrendo-se para tal à estimação de um modelo do tipo Probit.
Também é investigada a existência de uma relação entre a substituição de treinador e um maior apoio dos adeptos à equipa, medida através da semi-elasticidade entre um despedimento de treinador e o número de espectadores presentes num jogo de futebol.
Trabalho final de Mestrado