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BEM-ESTAR DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS: O USO DE MODELOS DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS

Aluno: Jaqueline Rodrigues Vieira


Resumo
A presente dissertação tem por objetivo avaliar o efeito dos ?recursos pessoais? e dos ?recursos sociais e organizacionais? no ?bem-estar? do aluno universitário. A base teórica assenta no Modelo Resources, Experiences and Demands - RED e no pressuposto que o ?bem-estar? tem natureza multicausal ligado a fatores de ordem individual, social e organizacional. Os dados são provenientes de um estudo mais alargado cuja recolha foi realizada através de um questionário, sendo a amostra constituída por alunos de uma instituição de ensino superior pública e de uma instituição de ensino superior privada. Para a análise, são utilizados modelos de equações estruturais. O modelo ajustado também é utilizado para avaliar se existem diferenças entre as instituições de ensino. Através dos resultados, conclui-se que o fator dos ?recursos pessoais? é o principal determinante do ?bem-estar?, com destaque para as variáveis da ?auto-eficácia académica?, ?orientação para o objetivo? e ?capital psicológico?. Ao comparar as instituições, verifica-se diferenças no peso atribuído às variáveis em estudo. Neste sentido, o estudo reforça a necessidade de explorar de forma mais aprofundada os determinantes do ?bem-estar? dos estudantes do ensino superior.


Trabalho final de Mestrado