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Os Determinantes da Mobilidade dos Consumidores no Sector das Comunicações Móveis de Voz em Portugal

Aluno: Maria De Lurdes Correia TomÉ


Resumo
Desde os anos 90, assistimos a uma larga difusão na utilização do telemóvel, que tem vindo a assumir um papel crucial no dia-a-dia das pessoas. Em 2009, a Autoridade da Concorrência (AdC) levou a cabo um estudo com vista a analisar a mobilidade dos consumidores entre operadores e tentar averiguar os factores que inibem esta mobilidade, utilizando para o efeito uma análise descritiva. O estudo que aqui se apresenta visa dar uma outra perspectiva, propondo uma modelização econométrica a partir das respostas dadas pelos respondentes ao estudo supra mencionado. Admitindo que o serviço de portabilidade do número de telefone está disponível a todos os utilizadores, pretende-se explicar os custos de mudança, utilizando, para o efeito, como proxy o nível de poupança mensal mínima exigida pelo cliente para mudar de operador. Recorreu-se a um modelo bietápico em que, na primeira etapa, o consumidor decide se muda ou permanece no mesmo operador, sendo o Modelo de Escolha Binária Logit o mais adequado para explicar tal decisão. Caso o consumidor opte por mudar de operador, na segunda etapa são investigados os factores que pesam nos custos de mudança, através da utilização do Modelo Logit Ordenado. Os resultados empíricos evidenciam que as características sócio demográficas e contratuais determinam significativamente a probabilidade de mudança de operador de rede móvel, num contexto em que o serviço de portabilidade do número de telefone está acessível a todos, e o próprio nível dos custos de mudança.


Trabalho final de Mestrado